Com o avanço da idade, todas as pessoas podem sofrer de novas enfermidades, algumas mais comuns que as outras. Uma dessas enfermidades é chamada de Tremor Essencial.
Para leigos, o Tremor Essencial pode ser confundido com a doença de Parkinson, mas essas são entidades completamente diferentes. De fato, em pessoas idosas, o Tremor Essencial é muito mais comum do que a doença de Parkinson.
O Tremor Essencial caracteriza-se por tremores involuntários, isto é, que acontecem sem o nosso comando. Neste caso, em geral, os tremores acontecem durante o movimento e não em repouso, sendo mais comuns nos membros superiores.
O seu diagnóstico deve ser feito por médico, de preferência, um especialista em geriatria, já que tremores podem ser sintomas de diversas enfermidades e a sua distinção é realidade através de exame neurológico completo e avaliação de histórico familiar. É fundamental definir a causa dos tremores, pois, por exemplo, a medicação para tratamento do Tremor Essencial e da Doença de Parkinson é completamente distinta uma da outra.