A doença de Parkinson é crônica, degenerativa, progressiva e infelizmente, até o momento, não tem cura. A doença ou mal de Parkinson é causada por uma grande diminuição da dopamina, substância ligada ao nosso domínio sobre os movimentos do corpo.
Primordialmente, é preciso entender que a doença de Parkinson não coloca a vida da pessoa adoentada em risco imediato, mas traz sim mudanças drásticas para ela mesmo e para todos que com quem convive. Tempo e paciência são as palavras de ordem para todos os envolvidos, incluindo a pessoa acometida pela doença.
1. É preciso planejar a rotina
O cansaço é um dos principais sintomas da doença de Parkinson, portanto, a rotina diária deve ser planejada de forma a permitir o descanso entre as atividades e mesmo em meio a elas, sendo que é preferível que uma atividade fique por fazer do que levar a pessoa ao limite, pois se fizer demais em um dia, poderá ter de ficar em repouso no seguinte.
2. Respeite a prescrição médica
Apesar de não ter cura, os sintomas do mal de Parkinson podem ser atenuados ou estabilizados, trazendo maior qualidade de vida à pessoa. Portanto, é fundamental que os medicamentos e as orientações prescritas por profissional da medicina sejam cumpridas religiosamente. Entretanto, também é importante repassar ao médico os efeitos dos medicamentos, tanto aqueles que não funcionam quanto aqueles que parecem ter melhor efeito.
3. É preciso dar apoio emocional à pessoa adoentada
Diante das crescentes limitações e dependência de outras pessoas, não é raro que pessoas com o mal de Parkinson passem a sofrer de depressão. Assim, fique atento a sinais de ansiedade, apatia, tristeza, fadiga, isolamento, irritabilidade, baixa autoestima, perda da vontade de socializar ou de comer, e tendências suicidas – todos eles devem ser comunicados a um médico, pois a depressão também deve ser acompanhada por um profissional.
Entretanto, passar de tempo de qualidade em família e com amigos, escutar a pessoa adoentada e assegurar que ela terá todo o seu apoio e a estrutura necessária para ter a melhor qualidade de vida possível são coisas importantes e que podem ajudar a pessoa a enxergar uma realidade diferente e um futuro feliz.