Na maior parte dos casos, os primeiras sintomas da anemia aparecem lentamente e em relação às pessoas idosas, eles podem ser confundidos com o processo de envelhecimento, especialmente quando falamos de cansaço e fraqueza. A anemia também pode levar a um aumento da confusão mental em idosos com demência ou angina em pessoas com problemas cardíacos.
Antes de tudo, é importante saber que a anemia, em geral, é sinal de que algo está errado em nosso corpo, inclusive, podendo ser consequência de uma doença mais grave como o câncer. Dessa forma, o passo mais importante para cuidar de uma pessoa idosa com suspeita de anemia é procurar um médico a fim de encaminhar exames laboratoriais com o objetivo de atestar a existência ou não da condição.
Porém, em muitos idosos, a anemia não apresenta sintomas, por isso, exames de rotina e acompanhamento de profissionais são essenciais para que a anemia e sua causa possam ser diagnosticadas e tratadas o mais cedo possível.
Como sempre, uma dieta saudável que inclua carnes magras, e muitas frutas e verduras é uma aliada na prevenção e no combate à anemia, especialmente se existir o acompanhamento de um profissional da área da nutrição. Sendo assim, o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar incluindo profissionais da medicina, enfermagem e nutrição é o ponto mais importante para cuidar de uma pessoa idosa com anemia para que sintomas como fraqueza e fadiga não tornem-se permanentes.