• Siga:

O que é anemia?

O que é anemia?

O que é anemia? 1024 684 gustavo

Apesar de ser muito comum, existe muita confusão sobre o que exatamente é anemia. Sendo assim, a anemia é um nome genérico para uma série de condições que surgem quando a concentração de hemoglobina do sangue está abaixo do normal ou quando há deficiência na produção de hemácias, o que leva à diminuição da capacidade de transporte do oxigênio em nosso corpo.

Em geral, a anemia é sinal de outra doença que pode ser muito mais grave. Por isso, podemos pensar na anemia como uma febre, isto é, sinal de algo não está bem, como uma dieta desequilibrada até algo muito mais sério como câncer.

Como há diferentes tipos de anemia, também existem variados sintomas. Em anemias agudas, a queda da pressão arterial é um dos principais sintomas; já em anemias crônicas, a baixa produção de hemoglobina leva à palidez cutânea, cansaço, tonturas, fraqueza, dores musculares, unhas descoloridas, entre outros.

O diagnóstico da anemia deve ser feito através de avaliação clínica por médico e exames de sangue, assim, procure um profissional caso encontre um dos sinais citados acima. Após o diagnóstico, o tratamento da anemia irá depender de acordo com a doença que a provocou.