Dores crônicas, calos e joanetes são alguns dos problemas que atacam os nossos pés durante a vida, ainda mais na Terceira Idade após todo o esforço realizado por anos. Os nossos pés são a base de sustentação, por isso, devem ser bem cuidados e é para isso que serve a podo geriatria, isto é, a podologia especializada em pessoas idosas – e sobre isso que o Residencial Jardim Isabel quer falar a respeito.
A podolo19gia geriátrica tem como objetivo prevenir e amenizar alterações nos pés de pessoas idosas a fim de evitar limitações funcionais causadas ou agravadas pelo envelhecimento. O tratamento do pé diabético, por exemplo, é crítico para evitar graves consequências como a amputação do membro.
Entre outros cuidados da podo geriatria, estão a limpeza e corte correto das unhas. Esses dois cuidados evitam aparecimento de fungos, micoses, unhas encravadas, descoloridas ou rachadas – no momento do corte, é uma boa ideia observar a sua aparência também, pois elas podem indicar falta de vitaminas ou nutrientes na dieta do idoso.
A hidratação dos pés é outro ponto importante da podologia geriátrica, pois ela reduz risco de rachaduras que muitas vezes são a porta de entrada de bactérias. Por fim, a podologia geriátrica é muito importante para o tratamento correto de feridas, especialmente no caso de idosos diabéticos a fim de tratar lesões e machucados o quanto antes e de forma correta prevenindo outras complicações.