A alergia em idosos, em geral, não é um problema grave de saúde, mas pode ser um transtorno desagradável para o bem-estar da pessoa. Por isso, a Geriatria Jardim Isabel gostaria de destacar os sintomas mais comuns de alergias em idosos, pois identificá-los é o primeiro passo para buscar ajuda especializada e tratamento.
Espirros repetidos, abundante coriza, coceira e entupimento nasal são sinais de rinite alérgica – lacrimejamento e coceira nos olhos, céu da boca, ouvido e garganta também são comuns. A sensação de secreção na parte de trás do nariz para a garganta pode causar tosse insistente e pigarro – quando a rinite é intensa e demorada, essa secreção pode tornar-se pegajosa, espessa e amarelada, especialmente se há infecção no nariz e seios da face.
Crises de falta de ar, chiado no peito, cansaço e tosse são sintomas de asma, inflamação crônica e persistente das vias respiratórias. Muito frequente em idosos, elas podem variar de uma leve sensação de cansaço até grave sufocação.
Por fim, uma queixa comum em idosos é a tosse. Incômoda, ela interfere na qualidade de vida, no sono e no repouso noturno. Uma parte considerável dos idosos acaba buscando soluções caseiras e a automedicação, mas o ideal é que a causa da tosse seja buscada e tratada, evitando a mistura de remédios sem prescrição médica.