A incontinência urinária é um problema comum na terceira idade e pode ter diversas causas. Dessa forma, existem vários tipos de incontinência urinária, como de urgência, esforço, transbordamento ou funcional.
Por isso, o tratamento para a incontinência urinária deve ser debatida com um médico que fará o diagnóstico para o caso particular. Além de medicamentos e mesmo procedimentos cirúrgicos, o tratamento indicado pode ser composto por mudanças no estilo de vida e intervenções comportamentais, por exemplo:
1. A indicação de exercícios para músculos pélvicos, também conhecidos como exercícios Kegel, que fortalecem os músculos que a pessoa utiliza para segurar o xixi, levando a pessoa a ter mais controle da bexiga.
2. Programar idas ao banheiro para reduzir os episódios de incontinência urinária também pode ajudar. Ao urinar em intervalos regulares e programados, por exemplo, a cada hora, você diminui as chances de alguma situação embaraçosa – ao longo do tempo, a pessoa pode prolongar o tempo entre as idas ao banheiro.
3. Mudanças na dieta podem ser fundamentais, pois há alimentos e bebidas diuréticos que estimulam a bexiga. Assim, ao restringir ou eliminar itens como chá preto, chá verde, café, álcool, frutas cítricas e alimentos picantes, você diminui as chances de ocorrer um episódio de incontinência urinária.
Para qualquer tratamento, o importante é buscar ajuda médica sempre para um diagnóstico correto e exato do problema. Apenas assim é possível indicar o tratamento ideal para cada situação.