• Siga:

Residencial Jardim Isabel lhe ensina o que é trombose

Residencial Jardim Isabel lhe ensina o que é trombose

Residencial Jardim Isabel lhe ensina o que é trombose 1024 682 gustavo
Residencial Jardim Isabel lhe ensina o que é trombose

A trombose é definida pela ocorrência de um coágulo sanguíneo em uma ou mais grandes veias das nossas pernas ou coxas, causando assim o bloqueio do fluxo sanguíneo e trazendo dor e inchaço no local. Este problema não é raro em idosos, pois as suas causas são muito comuns na terceira idade: em geral, a trombose ocorre após uma cirurgia ou pela falta de movimento prolongado.

Quando a trombose não é tratada, o coágulo pode desprender-se, ficando solto pelo sangue. Isto pode provocar embolia, levando o coágulo a se prender em órgãos como o pulmão, provocar lesões muito graves e que podem até levar ao óbito.

A trombose pode ser aguda ou crônica. No primeiro caso, há sinais de formação dos coágulos e o corpo, em geral, lida com isso naturalmente, dissolvendo os coágulos sem sequelas. Já no caso da trombose crônica, acabam-se destruindo as estruturas das válvulas, o que prejudica o retorno do sangue e causa inchaço, varizes, escurecimento e endurecimento da pele, assim como feridas e até mesmo outras complicações.

A prevenção da trombose se dá por práticas saudáveis de vida. Movimentar-se sempre, praticando exercícios ou caminhando, bebendo bastante líquido, evitando o consumo de álcool e do tabagismo, mantendo uma dieta equilibrada e quando preciso, através de orientação médica, pelo uso de meias elásticas no caso de insuficiência venosa.