• Siga:

Residencial Jardim Isabel fala sobre relação da obesidade e outras doenças em idosos

Residencial Jardim Isabel fala sobre relação da obesidade e outras doenças em idosos

Residencial Jardim Isabel fala sobre relação da obesidade e outras doenças em idosos 1280 853 simone

As doenças crônicas tornaram-se mais comuns em nossa sociedade com o crescimento da expectativa de vida. O envelhecimento naturalmente nos deixa mais vulneráveis – e esse processo, aliado a determinados hábitos durante a vida, podem nos prejudicar na Terceira Idade.

Falando em hábitos durante a vida, a falta de exercícios físicos com uma alimentação precária pode levar à obesidade. E na terceira idade, as suas consequências são inúmeras, atingindo diferentes órgãos e reduzindo as funções vitais, além de trazer limitação física, de locomoção, de atividades e por vezes até de higiene corporal. 

O excesso de peso também predispõe a pessoa idosa a outras doenças. Há uma relação forte entre a obesidade, doenças cardiovasculares e AVC, por exemplo – e a obesidade é um dos maiores desafios da saúde de pessoas idosas no Brasil. 

Mesmo que não sejam consequência direta da obesidade, há muitas doenças que surgem  associadas a ela, logo, cuidar da alimentação e realizar exercícios físicos rotineiramente é fundamental também ao envelhecermos. 

Entre as doenças associadas à obesidade na Terceira Idade, podemos destacar a artrose, diabetes, apneia do sono, dores na coluna, insuficiência renal, hipertensão arterial, distúrbios hormonais, aumento de colesterol e triglicerídeos, excesso de gordura no físico, AVC e infarto do miocárdio. Nossa equipe faz alerta, pois sempre há tempo para mudar hábitos e começar a ter uma alimentação saudável independentemente da idade, basta procurar ajuda especializada!