Qual é o tratamento para o mal de Parkinson? A Geriatria Jardim Isabel explica
Causando perda do controle motor do corpo, o mal de Parkinson é uma doença neurodegenerativa, progressiva e crônica. A sua causa está na degeneração da dopamina, uma substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as nossas células nervosas.
O problema é que nós não sabemos a causa dessa degeneração da dopamina. Por isso, não há uma cura definitiva para o mal de Parkinson, tampouco uma maneira de prevenir o seu surgimento.
Entretanto, é possível tratar e combater os seus sintomas e também retardar o seu progresso, como veremos a seguir:
1. Existem medicamentos que ajudam a elevar a concentração de dopamina para ajudar a controlar os sintomas. Doses e medicamentos diferentes podem ser combinados por médico especialista para melhores efeitos.
2. Sessões de fisioterapia melhoram a rigidez muscular, a instabilidade da postura e do processo que deixa os movimentos mais lentos.
3. É possível realizar procedimento cirúrgico com radiofrequência para atacar as lesões no cérebro que geram a piora dos sintomas.
4. Utilizando um neuroestimulador instalado via cirurgia, os sinais nervosos que levam a tremores e rigidez muscular são bloqueados.
Também recomendamos tratamento com terapia fonoaudiológica de acordo com os sintomas. O mais importante de tudo é procurar um médico neurologista a fim de ser realizado o diagnóstico precoce, fundamental para qualquer tratamento.