• Siga:

Qual a importância do acompanhamento com médico geriatra?

Qual a importância do acompanhamento com médico geriatra?

Qual a importância do acompanhamento com médico geriatra? 1024 684 gustavo

Em levantamento do IBGE feito em 2015, a expectativa de vida do brasileiro está em 75,5 anos e considerando que há apenas 45 anos, a nossa expectativa de vida média era de 45 anos, temos um cenário de rápida transição em que a nossa sociedade tem novas necessidades. Entre elas, é claro, está um acompanhamento especializado das pessoas durante o envelhecimento.

O médico geriatra é o profissional especialista que trabalha a fim de manter a saúde e a qualidade de vida para a terceira idade. Essa especialidade, relativamente recente, surge justamente da necessidade de um atendimento único e exclusivo para quem está ficando mais velho.

O acompanhamento com um médico geriatra permite a individualização do atendimento de saúde ao paciente, isto é, evita-se a necessidade do acompanhamento com vários profissionais. Isto não significa, é claro, que o geriatra não possa trabalhar ao lado de outros profissionais como o cardiologista ou o neurologista, pelo contrário, através de um trabalho em conjunto, melhores resultados podem ser alcançados.

A grande diferença do médico geriatra para outros especialistas está no fato de que o geriatra não irá se restringir a analisar um órgão ou sistema do corpo, ele irá se dedicar a cuidar da saúde do indivíduo como um tudo. Assim, o médico geriatra atua na prevenção, no diagnóstico, tratamento e reabilitação de problemas relacionados ao envelhecimento.

Dessa forma, o geriatra tem entre os seus principais objetivos preservar e recuperar a independência e autonomia ao máximo das pessoas idosas. Por isso, ele está apto a diferenciar as mudanças psicológicas, funcionais e anatômicas comuns e naturais ao processo de envelhecimento, inclusive, daquelas provenientes de possíveis doenças que possam ocorrer nessa fase da vida.