Com o envelhecimento da população, novas instituições e negócios são abertos diariamente para atender esse segmento, entre esses, estão os residenciais geriátricos, é claro. Assim, para descobrir se a instituição que você está interessado é de excelência, você pode começar pesquisando quais os profissionais que atendem os seus hóspedes.
Médico
A presença de um médico que faça o acompanhamento dos idosos no residencial geriátrico é fundamental e obrigatória. Este é o profissional que irá acompanhar, investigar, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas à velhice, sendo o único que poderá prescrever medicamentos, inclusive.
Enfermeira e Técnicas de Enfermagem
A área de enfermagem é fundamental para assistir o idoso. São profissionais da área de enfermagem que darão os cuidados contínuos e diários para a pessoa idosa, cuidando de sua medicação, higiene, saúde, e alimentação.
Nutricionista
A presença de uma nutricionista em um residencial geriátrico também é essencial para garantir que os idosos tenham uma dieta saudável e balanceada, além de garantir a manipulação higiênica dos alimentos. É esta profissional que irá fazer o acompanhamento da nutrição dos idosos atendendo qualquer necessidade específica que possa surgir como dificuldades de deglutição e mastigação.
Terapeuta Ocupacional
Profissionais graduados no curso de terapia ocupacional atuam com foco na saúde física e mental das pessoas, sendo que ao lidar com pessoas idosas, um dos objetivos é a prevenção e reabilitação de alterações psicomotoras e afetivas.
Fisioterapeutas
Os fisioterapeutas podem trabalhar com as pessoas em diferentes fases, sendo que para a população idosa, em geral, o foco está na busca por melhorias na qualidade de vida, prevenindo e tratando lesões.