Os nossos olhos envelhecem e passam por mudanças durante a nossa vida, dessa forma, a equipe do Residencial Jardim Isabel gostaria de falar um pouco mais sobre os problemas mais comuns que os acometem na Terceira Idade. Antes de mais nada, é sempre bom lembrar que exames periódicos podem evitar muitos incômodos, especialmente na velhice.
Entre os problemas mais comuns que afetam a visão de pessoas idosas, estão o glaucoma, doenças vasculares, degeneração macular, presbiopia e catarata. Dentre essas, salientamos a catarata, um dos principais problemas de visão entre idosos.
Uma opacificação do cristalino, isto é, da lente dos nossos olhos, segundo a Organização Mundial da Saúde, a catarata afeta cerca de 75% das pessoas com mais de 70 anos. Porém, existe tratamento, sendo chamada de cegueira reversível – entre os seus sintomas estão diminuição da acuidade visual, sensação de visão nublada, sensibilidade à luz, alteração da visão de cores e mudança frequente do grau.
Entretanto, destacamos que é um engano acreditar que eles só começam quando ficamos idosos – em geral, o processo de diminuição da vista é gradual por vários anos.
Por isso, em qualquer momento que notar uma diminuição da percepção da vista ou da acuidade visual, procure um oftalmologista. Ao encontrar ajuda especializada cedo, você pode prevenir um problema mais grave no futuro.