• Siga:

Quais são os alertas para idosos no inverno?

Quais são os alertas para idosos no inverno?

Quais são os alertas para idosos no inverno? 1280 853 simone

Agora que o inverno está chegando e começamos a experienciar temperaturas mais frias, todo cuidado é importante com pessoas idosas. Por isso, a Geriatria Jardim Isabel lembra que é preciso mantê-las aquecidas, nutridas, com a vitamina D em dia e bem hidratadas. 

Mas é importante saber que esse é um grupo vulnerável e mesmo com esses cuidados, ainda é fundamental prestar atenção em alguns sinais e sintomas indicativos da necessidade de auxílio profissional e médico. No inverno, sintomas como dor intensa no corpo, tosse constante, dor de garganta, fadiga e febre alta demandam consulta médica imediata, pois podem estar atreladas a doenças respiratórias – gripe, resfriado, rinite e sinusite são comuns nessa época do ano e podem facilmente se agravar. 

Fraqueza, fadiga e perda de consciência são sintomas relacionados à hipotermia, situação causada pela queda brusca de temperatura. Neste caso, a preocupação é ainda mais imediata, pois isso pode levar à morte. 

Dessa forma, se a hipotermia for identificada, o que deve ser feito é agasalhar e aquecer a pessoa idosa enquanto ela é levada de forma rápida ao hospital, já que a baixa temperatura aumenta o risco de várias doenças e graves problemas cardíacos. Arritmia e infarto são exemplos de doenças que podem ser fatais nesse caso, logo, todas precauções são aconselháveis a fim de evitar riscos como esse.