Existem diversas doenças cardíacas que são mais comuns em pessoas idosas, isto é, a partir dos 60 anos. Dessa maneira, a equipe da Geriatria Jardim Isabel destacou as quatro doenças cardiovasculares mais comuns em idosos.
A pressão alta é a doença cardíaca mais comum em idosos, dessa maneira, todas as pessoas acima de 60 anos devem medir a sua pressão duas vezes ao ano pelo menos. Especialmente porque ela raramente possui sintomas, mas deve ser controlada, pois pode causar problemas mais graves como aneurismas ou derrames cerebrais.
A insuficiência cardíaca é um dos problemas que pode ser causado pela pressão alta descontrolada. Neste caso, o músculo cardíaco torna-se mais fraco e dificulta o trabalho do coração, o que traz problemas para bombear o sangue.
A cardiopatia isquêmica é outro problema relativamente comum em idosos. Essa doença surge devido ao entupimento das artérias que levam sangue ao coração, deixando de fornecer oxigênio suficiente para o músculo cardíaco – dessa maneira, as paredes do coração podem ter redução parcial ou até total da contração, causando dificuldades para o bombeamento.
Por fim, a valvopatia é causada pelo engrossamento e endurecimento das válvulas do coração responsáveis pelo controle da passagem do sangue – dentro do próprio coração e para os vasos do corpo. Esse endurecimento tem origem no acúmulo de cálcio, o que acontece com mais facilidade em homens a partir dos 65 anos e das mulheres a partir dos 75 anos.