• Siga:

Quais são as diferenças entre as receitas médicas?

Quais são as diferenças entre as receitas médicas?

Quais são as diferenças entre as receitas médicas? 1024 682 gustavo
Quais são as diferenças entre as receitas médicas

Pessoas idosas, em geral, tomam mais de um medicamento, e assim, é comum que recebam diversas receitas. As receitas devem ser prescritas apenas por profissionais habilitados, sendo que as regras para isso são determinadas pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Dessa forma, as receitas dependem de qual medicamento será prescrito, sendo que elas podem ser brancas ou azuis. Receitas de cor amarela também existem e são específicas para medicamentos entorpecentes ou psicotrópicos, não sendo assim tão comuns.

As receitas de cor branca são utilizadas para prescrever remédios com tarja vermelha, isto é, até podem ser comercializados sem receita, como antibióticos. Entretanto, alguns medicamentos precisam de um controle especial, por isso, a pessoa irá receber duas vias, uma para a farmácia e outra para o seu controle pessoal.

Já as receitas de cor azul são as chamadas de “notificação de receituário”, sendo obrigatórias para medicamentos que podem causar dependência – psicotrópicos como tranquilizantes e antidepressivos encaixam-se nesta categoria. Cada receita azul tem uma numeração controlada, padronizada e é acompanhada por uma receita branca para controle pessoal, já a via azul fica com a farmácia e deve conter identificação do paciente e do fornecedor.