A terceira idade pode ser ativa e cheia de alegrias com uma rotina sociável com a família e amigos, assim como a prática de exercícios físicos, atividades essenciais para boa qualidade de vida. Para isso, é preciso ter atenção à nossa saúde para prevenir e combater qualquer condição limitadora, como as alergias.
De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, até 10% dos idosos sofrem com alguma tipo de alergia. Dessa forma, queremos lhe apresentar quais são as 3 principais alergias em pessoas idosas de forma que você possa identificá-las e procurar acompanhamento médico para um tratamento adequado: rinite alérgica, asma, e tosse.
- Rinite alérgica: a rinite alérgica é uma doença respiratória com sintomas compostos por espirros repetidos, coriza abundante, entupimento e coceira nasal. À medida que o processo inflamatório alérgico piora, podem aparecer outros sintomas como lacrimejamento e coceira nos olhos, céu da boca, ouvidos e garganta.
- Asma: a segunda alergia mais comum na terceira idade, a asma também é um problema respiratório e manifesta-se por crises de “falta de ar”, “chiado no peito”, cansaço e tosse, sintomas esses causados por uma inflamação crônica e persistente das vias respiratórias. É importante entender que as crises de asmas podem levar desde a uma leve sensação de cansaço até sufocação grave, por isso, é preciso acompanhamento profissional.
- Tosse: a tosse é uma queixa muito comum de pessoas idosas, pois é incômoda, interferindo na qualidade de vida e do sono. A questão é que a tosse pode ter muitas origens, podendo ser causada por alguma outra alergia, por medicamentos usados para controlar a hipertensão, ou algum outro problema – sobretudo, é importante entender que a tosse é um sinal de comprometimento do organismo e deve ser levada a sério, buscando-se médico de confiança para diagnóstico e tratamento.