O glaucoma é uma doença ocular que pode levar a perda irreversível da visão. A doença afeta muitos idosos e é causada, em geral, por lesão do nervo óptico que leva ao aumento da pressão dentro do alho.
Existem diversos tipos de glaucoma e os sintomas variam de acordo com cada doença. Dessa forma, vamos explanar agora quais os sintomas dos tipos mais comuns de glaucoma em idosos.
No glaucoma de ângulo aberto, muitas pessoas não apresentam nenhum sintoma até o início da perda de visão. Para as outras, há uma perda gradual da visão periférica lateral. Para esta situação, as consultas periódicas com médico especialista são a melhor chance de um diagnóstico precoce.
No glaucoma de ângulo fechado, os sintomas podem ser intermitentes no início ou aparecerem e serem agravados de forma súbita. Entre os principais sintomas, estão dor intensa e súbita em um olho, visão diminuída ou embaçada, náusea e vômito, olhos vermelhos, e aparência de inchaço nos olhos – neste caso, mesmo que os sintomas sejam mais fáceis de identificar, ainda assim é importante que o diagnóstico seja realizado cedo, por isso, ressaltamos novamente a necessidade de consultas periódicas com oftalmologista.