• Siga:

Quais os melhores alimentos para evitar a constipação intestinal?

Quais os melhores alimentos para evitar a constipação intestinal?

Quais os melhores alimentos para evitar a constipação intestinal? 1024 684 gustavo
Quais os melhores alimentos para evitar a constipação intestinal

A constipação intestinal é geralmente associada à falta de evacuação, isto é, quando a pessoa evacua menos de três vezes por semana. Entretanto, mesmo que você evacue todos os dias, se passa muito tempo sentado ou precisa fazer muito esforço para evacuar, é possível que esteja constipado.

Em geral, mudança nos hábitos de alimentação é a solução para os casos de constipação intestinal. Assim, queremos dar algumas dicas de alimentos que podem lhe ajudar a superar esse problema.

O primordial é tomar água regularmente, pois ela é fundamental para não deixar as fezes ressecadas, fazendo com que a pessoa precise fazer muita força no banheiro. É importante salientar que não basta seguir as outras dicas se você não beber água – e é água mesmo, sucos, café, chás, e chimarrão não entram nessa conta. 

Legumes e hortaliças são excelentes fontes de fibras. O ideal, inclusive, é manter a casca de legumes como berinjela, pepino e tomate, pois é onde boa parte do conteúdo fibroso se acumula. E também consuma vegetais folhosos como rúcula, alface, e espinafre, de preferência, crus. 

Sementes como linhaça e chia concentram um tipo de fibra que absorve água e não solta mais, o que ajuda a facilitar a sua ida ao banheiro. Se você não gosta das sementes in natura, pode transformá-las em farinha e usar para engrossar o caldo de feijão, por exemplo. E em um grupo similar, temos os cereais integrais, sendo que a aveia é a estrela deles, pois é barata, fácil de usar e muito versátil, pois pode ser consumida crua, cozida, em doces e salgados. 

Outro grupo com muitas fibras são as frutas, sendo que apesar de algumas serem mais associadas ao bom intestino, como o mamão, todas as frutas são aliadas, especialmente se você consumi-las com a casca. Apenas lembre de não consumi-las verdes, pois aí o efeito pode ser o contrário.

Por fim, temos as leguminosas como o feijão, a ervilha, e a lentilha, por exemplo. Além de saborosos, possuem uma quantidade significativa de fibras, sendo companheiros perfeitos para quem precisa uma ajuda para ter um intestino mais ativo. 

Lembre-se que o auxílio de uma nutricionista para montar um cardápio saudável e equilibrado é de grande valia, assim como o acompanhamento médico, especialmente se os sintomas de constipação não acabarem com as mudanças de hábito.