• Siga:

Por que surgem manchas na pele de idosos?

Por que surgem manchas na pele de idosos?

Por que surgem manchas na pele de idosos? 1024 684 gustavo
Por que surgem manchas na pele de idosos

É comum que pessoas idosas tenham a pele manchada e com aspecto translúcido, passando a impressão, correta, por sinal, de fragilidade. Isso acontece por diversas razões, incluindo mudanças na própria pele e nos vasos sanguíneos que acontecem durante o envelhecimento.

Em resumo, o ritmo de renovação da epiderme, a camada mais externa da pele, diminui com o envelhecimento, as fibras colágenas e elásticas da derme, a camada intermediária, vão sendo perdidas, e há uma diminuição da espessura da hipoderme, a camada que une a derme ao corpo. Além disso, com o avançar da idade, acontece um enfraquecimento dos vasos sanguíneos capilares, isto é, dos vasos que irrigam a pele. 

Todas essas mudanças levam a uma pele amarelada e uma maior probabilidade de surgimento de manchas avermelhadas – por vezes, ao simplesmente segurarmos o braço de uma pessoa idosa com um pouco mais de firmeza, causamos o surgimento de uma “mancha roxa” no local. A intensidade de todas essas mudanças depende de fatores internos e externos, como fatores genéticos, estado hormonal e reações metabólicas, assim como exposição ao sol, tabagismo e hábitos alimentares. 

Porém, devemos ficar atentos, pois pele muito ressecada e com manchas excessivas pode ser sinal de alguma doença mais grave, como o hipotiroidismo que causa alterações hormonais. Dessa forma, fique atento e consulte um médico periodicamente para cuidar do seu corpo, incluindo, é claro, a sua pele.