Por que é importante promover estímulos cognitivos de idosos?
O declínio nas nossas capacidades de cognição é uma das questões mais associadas ao envelhecimento, entretanto, isto não é uma regra e tampouco um processo irrefreável. A promoção de exercícios que estimulam a cognição protegem o nosso intelecto a fim de manter a autoestima e a independência.
Todos nós somos únicos, isto é, temos vivências e histórias particulares. O processo de escuta atenta, dessa forma, já é um estímulo cognitivo e nos dá a chance de atender melhor às necessidades de cada indivíduo.
A promoção de estímulos cognitivos contribui para a solidificação da memória, para a linguagem e outras funções do nosso corpo que podem deteriorar-se com o envelhecimento, especialmente quando não existem exercícios para mantê-las ativas. Dessa forma, os exercícios cognitivos ajudam a solucionar entraves diários e na tomada de decisões diárias.
Por isso, a Geriatria Jardim Isabel conta com profissionais interdisciplinares que buscam estimular a cognição de residentes e hóspedes. Assim, mantemos todos ativos e proporcionando a maior autonomia possível de acordo com cada situação, contribuindo para o bem-estar físico, mental, emocional e social de todos.