Em qualquer momento da vida, manter uma dieta balanceada com muitos legumes e frutas é importante. Entretanto, quando envelhecemos, isso torna-se ainda mais crítico, pois determinados nutrientes são fundamentais para manter uma boa saúde enquanto produtos industrializados podem ser ainda mais prejudiciais.
Dessa maneira, o acompanhamento de uma profissional da área da nutrição como a Geriatria Jardim Isabel oferece é bem pertinente, pois garante um cardápio variado, saboroso e saudável. Uma pessoa idosa saudável pode consumir até três porções de frutas e duas porções de verduras e legumes todos os dias.
Frutas, legumes e verduras fornecem substâncias antioxidantes que evitam a degeneração celular e o envelhecimento precoce. Além disso, também trazem fibras, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
Por exemplo, vegetais verde-escuros como couve e brócolis são ricos em vitamina A que ajudam a prevenir e combater problemas de memória, assim como são excelentes fontes de cálcio, mineral crítico para prevenir ou retardar osteoporose e osteopenia. E frutas cítricas como laranja ou abacaxi fortalecem o nosso sistema imunológico, dessa forma, diminuem o risco de infecções.