A perda de audição é um processo normal do envelhecimento, pois quanto mais velhos ficamos, menos frequências sonoras somos capazes de escutar. Entretanto, esse processo pode ser intensificado por diversas doenças como hipertensão ou diabetes, por exemplo, e quando a perda de audição não é tratada, ela pode levar à surdez definitiva.
E aí entramos na questão: como lidar com a pessoa idosa que não quer procurar ajuda ao começar a perder a audição? O primeiro e fundamental passo é ter paciência para fazer a pessoa entender como a ajuda profissional pode melhorar a sua qualidade de vida.
Além disso, devido à crescente dificuldade de entendimento e desorganização na fala por causa da perda da audição, não é raro que a pessoa idosa se sinta desmotivada, insegura e com baixa auto-estima, o que pode levar à depressão e ao isolamento. Sendo assim, para ajudá-la, é preciso que a família e cuidadores sejam compreensivos, mas ao tempo firmes para mostrar a importância de procurar um profissional.
Porém, é essencial demonstrar para a pessoa que você deseja o melhor para ela, pois muitas vezes acabamos tentando impor nossa opinião sem explicar devidamente nossos motivos. Mostrar que você quer o melhor e que se preocupa com a qualidade de vida do idoso é muito importante para ganhar a sua confiança.
Por fim, busque mostrar as dificuldades que a pessoa que está perdendo a audição enfrenta, pois não é raro que ela tenha se acostumado com as alterações e nem considere a possibilidade de melhorar. Tente mostrar que é preciso repetir muitas vezes uma frase para que a pessoa entenda exatamente e lembre-a da dificuldade em se comunicar com os outros – entretanto, como falamos anteriormente, adote sempre um tom amoroso para não perder a confiança da pessoa!