O Mal de Parkinson é uma doença com consequências gravíssimas e além disso, é uma enfermidade crônica e progressiva, ou seja, os sintomas se agravam ao longo do tempo. Entre eles, a rigidez e os tremores são os mais comuns.
Entretanto, alguns cuidados podem ajudar muito no dia a dia do paciente com Mal de Parkinson. Para começar, visitas periódicas ao médico são fundamentais, pois medicamentos e procedimentos podem aliviar os sintomas, mesmo que não curem a doença.
Uma dificuldade que destaca-se para quem tem Mal de Parkinson é vestir-se, pois a rigidez e os tremores tornam esse hábito muito mais penoso. Assim, é importante não se apressar tampouco apressar o paciente, caso você esteja cuidando de alguém com a doença. Também procure fazer uma coisa de cada vez, mantenha as roupas próximas e troque os botões por velcro ou zíper. Sapatos com cadarços também dificultam a vida de quem tem o Mal de Parkinson, então busque trocá-los por aqueles que fecham com velcro, muito mais fáceis de colocar ou tirar.
Para as refeições, use talheres de cabos largos e se possível, coloque o prato sobre uma bandeira térmica, assim, a pessoa com Mal de Parkinson pode comer no seu ritmo sem preocupar-se que a comida vai esfriar. Também é importante falar com uma nutricionista para adaptar a dieta a fim de consumir alimentos ricos em fibras para evitar a constipação intestinal.
E para o banho, adapte o banheiro com corrimãos e barras de seguranças, além de uma cadeira no box para ter mais segurança. Tiras antiderrapantes no chão também são aconselháveis. E recomendamos a utilização de sabonete líquido, mais fácil de segurar, e de um roupão após o banho caso existam dificuldades para utilizar a toalha no momento de se secar.