Uma alimentação saudável é fundamental para manter a nossa saúde em dia. Em pessoas idosas, manter uma dieta balanceada e rica em alimentos naturais, evitando produtos industrializados, pode ser ainda mais importante considerando o envelhecimento do corpo.
Um dos alimentos mais consumidos do Brasil é o feijão, e felizmente, também é perfeito para quem busca uma alimentação saudável. Com uma variedade de vitaminas minerais e antioxidantes, os diversos tipos de feijão também são fonte de carboidratos complexos, proteínas e fibras.
O feijão é rico em proteínas, sendo um alimento ideal para pessoas idosas que devem consumir mais proteínas que adultos jovens. Além disso, o feijão oferece altas quantidades de fibras solúveis que ajudam a reduzir os índices de colesterol e na mobilidade intestinal.
Mas os benefícios do feijão para pessoas idosas vão além disso. Por serem ricos em fibras e carboidratos complexos, a digestão dos vários tipos de feijão é mais lenta, logo, mantém a sensação de saciedade por mais tempo.
Por fim, devido ao fato de serem ricos em antioxidantes, as diversas variedades de feijão ajudam a reduzir o risco de câncer e outras doenças. E por seu baixo índice glicêmico, os feijões auxiliam na estabilização da glicemia sanguínea, evitando picos.