O colapso pulmonar também é conhecido pelo termo médico atelectasia – essa condição trata-se do colapso dos alvéolos do pulmão que se fecham e não realizam mais as trocas gasosas de oxigênio e gás carbônico. Dessa forma, causam dificuldade para respirar e falta de ar propriamente dita.
A atelectasia tem muitas causas, mas especialmente no caso de pessoas idosas, é mais comum pela anestesia geral usada em procedimentos idosos. Isto acontece porque a anestesia geral para o corpo, fazendo com que ele deixe de respirar profundamente, levando ao colapso pulmonar.
O colapso pulmonar também tem outras causas, é claro. A inalação de objeto estranho como moeda ou comprimido, o derrame pleural, isto é, a presença de líquidos no espaço entre as membranas que revestem o pulmão, sangramentos pulmonares e tumores.
Pacientes acamados que ficam longos períodos de tempo na mesma posição, algo que não é raro com pessoas idosas por diversas razões, também têm maiores chances de desenvolver a atelectasia. Obviamente, esse é um problema grave que deve ter atenção imediata de equipe médica, sendo que as suas causas devem ser bem investigadas, pois o tratamento varia de acordo com cada situação.