Uma dieta saudável e equilibrada é importante em todos os momentos da nossa vida, mas torna-se ainda mais crítica na Terceira Idade para evitar ou ajudar na recuperação de doenças, acidentes ou qualquer problema de saúde. Entretanto, a perda de apetite não é rara entre pessoas idosas, dificultando, portanto, a ingestão dos nutrientes necessários para manter uma boa saúde.
A identificação da razão da perda de apetite é fundamental para encontrar uma solução, devendo ser feita, é claro, por profissional capacitado. Dito isso, é importante ficar atento aos sinais da perda de apetite, quando eles começaram, se acontece com todas as refeições ou alimentos, e assim por diante.
A perda de apetite pode ser causada por efeito colateral de medicamentos, por exemplo. Esse efeito colateral pode ser temporário, mas quando é causado por algum remédio de uso contínuo, como a fluoxetina, pode causar ainda mais preocupação.
Além disso, doenças diversas também podem causar perda de apetite – isso pode acontecer com doenças como depressão e variações de humor, mas também às dificuldades de mastigar e engolir que doenças como o Parkinson ou até AVCs podem gerar.
Dentes pouco firmes, dentaduras mal ajustadas, alterações no trato digestivo, redução dos sentidos de paladar e olfato, e até mesmo a falta de dentes também são causas da perda de apetite em idosos. Por fim, a má digestão e má absorção de nutrientes também podem levar os idosos a perder o apetite.