A incontinência urinária é relativamente comum em pessoas idosas, por isso, a equipe da Geriatria Jardim Isabel quer falar mais sobre essa questão. Mais frequente em mulheres e idosos acima dos 60 anos, a incontinência urinária traz prejuízos para a qualidade de vida, mas é um problema tratável.
Em primeiro lugar, é preciso salientar que a incontinência urinária não é uma consequência normal do envelhecimento, ela é um problema médico que causa vazamentos acidentais de urina. Se não for tratada, ela pode levar ao isolamento social, baixo autoestima, ansiedade e até mesmo à depressão ao privar a pessoa de atividades rotineiras por medo de constrangimentos.
Esse problema pode ter várias causas, inclusive, o envelhecimento – mas destacamos novamente que isso não é normal. Entre essas causas, estão o enfraquecimento dos músculos da bexiga e a diminuição da sua capacidade de armazenamento, o enfraquecimento dos músculos da pelvis em mulheres, e o aumento da próstata nos homens.
Todos esses problemas possuem tratamento, por isso, a pessoa idosa não deveria se sentir embaraçada de procurar ajuda médica. Além de medicamentos e mesmo cirurgia, o tratamento pode envolver mudanças no estilo de vida, na dieta, e exercícios para os músculos pélvicos.