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O que significa atendimento humanizado em saúde?

O que significa atendimento humanizado em saúde?

O que significa atendimento humanizado em saúde? 1024 684 gustavo

Você já deve ter ouvido a expressão “atendimento humanizado em saúde”, mas pode estar se questionando sobre o que isso significa exatamente. A expressão veio junto à Política Nacional de Humanização em 2003 no Brasil com o objetivo de qualificar as práticas de saúde como acolhimento, vínculo e valorização do paciente.

O atendimento humanizado em saúde leva o foco para o paciente de forma que ele seja ouvido e respeitado a fim de receber um tratamento eficaz e digno. Além disso, significa prestar suporte não somente ao paciente, mas também aos familiares e acompanhantes, esclarecendo dúvidas, oferecendo alternativas e procurando a plena satisfação de todos.

Para que o atendimento em saúde seja realmente humanizado, é fundamental que todos profissionais envolvidos, procedimentos e estrutura institucional estejam alinhados com este propósito. Entre alguns pilares do atendimento humanizado, estão: tratar cada paciente individualmente; dispensar atenção e empatia com o caso; explicar cada procedimento e conduta a ser adotada; respeitar a individualidade de cada um; e sempre informar paciente e familiares de forma clara sobre o quadro geral e resultados; entre outros.

O atendimento humanizado em saúde não é uma simples questão de preferência, pois quando o tratamento é focado nas necessidades verdadeiras do paciente, o atendimento pode contribuir para a cura e recuperação precoce das pessoas. Assim, há uma maior chance das pessoas responderem mais rapidamente aos procedimentos e manterem uma saúde mental forte, fatores que contribuem muito para a melhoria da saúde como um todo.