A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos. Ela significa, literalmente, osso poroso, isto é, a perda de massa e força do osso e aumenta o risco de fraturas repentinas e inesperadas.
É importante entender que o nosso corpo absorve e substitui o tecido ósseo de forma constante. Mas em pessoas com osteoporose, a nova criação óssea não é suficiente para acompanhar a remoção da camada óssea anterior.
A osteoporose é mais comum em mulheres acima dos 45 anos. As mudanças hormonais da menopausa interferem na perda e ganho de massa óssea, pois há uma queda acentuada de estrogênio, um hormônio importante na fixação do cálcio no osso.
Para os homens, fraturas devido à osteoporose costumam ocorrer somente após os 70 anos, pois a testosterona barra o desgaste ósseo. E, ao contrário da queda acentuada da produção de estrogênio nas mulheres após a menopausa, as taxas de testosterona nos homens diminuem de forma muito gradual com a idade.
Por fim, a perda de massa óssea pode ter relação com outras doenças, sendo assim chamada de osteoporose secundária. Problemas renais ou endócrinos ou o uso de determinados medicamentos podem levar ao desenvolvimento da doença