O colesterol tornou-se um vilão nas últimas décadas, já que é responsável por aumentar o risco de doenças cardiovasculares e derrames, entre outros problemas, especialmente para a população idosa. Entretanto, a equipe da Geriatria Jardim Isabel faz a ressalva: nem todo colesterol é ruim.
Na verdade, o nosso corpo precisa de colesterol para manter-se saudável. O colesterol é um tipo de gordura, isto é, um lipídio, essencial para a produção celular, de hormônios como testosterona e estrogênio, e de ácidos biliares que fazem a digestão e absorção de gorduras e da vitamina D.
A questão é que existem dois tipos de colesterol classificados pela forma como a nossa corrente sanguínea faz o seu transporte. Temos o colesterol bom denominado de HDL, lipoproteína de alta intensidade, e o colesterol ruim, o LDL, lipoproteína de baixa intensidade.
Dessa maneira, quando falamos que o colesterol de uma pessoa está alto demais, estamos nos referindo à concentração em excesso de LDL, o colesterol ruim, na corrente sanguínea. Em geral, a dieta, a falta de exercícios físicos, o tabagismo, e a obesidade são os principais responsáveis pelo colesterol alto, assim, basta procurar manter hábitos saudáveis para diminuir significativamente o risco de manifestar colesterol alto e suas consequências.