• Siga:

O problema de escaras em idosos

O problema de escaras em idosos

O problema de escaras em idosos 1200 800 gabriel

O problema de escaras em idosos

Na Geriatria Jardim Isabel, tomamos todas as precauções e adotamos todas as medidas para evitar o surgimento de escaras em pessoas idosas, pois esse problema é difícil de ser tratado e pode ter graves consequências. Escaras é a denominação leiga para úlceras de pressão, feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem por muito tempo na mesma posição.

Por dificuldades de movimentação, muitos idosos, mesmo que não estejam acamados, mas principalmente pessoas desse grupo, devem ganhar atenção especial para evitar o surgimento de escaras. A prevenção deve ser feita através de mudanças periódicas de decúbito, sendo que mudar de posição de 2h em 2h, em geral, é suficiente.

As escaras possuem diversos graus de acordo com a gravidade, indo do grau 1, quando há vermelhidão que não some após alívio da pressão, ou seja, da mudança de posição, até o grau 4, quando há o acometimento de estruturas profundas, necrose de músculos e tendões e até o aparecimento da estrutura óssea.

A prevenção e tratamento das úlceras de pressão é uma prioridade para qualquer um que cuida de pessoas idosas, pois o risco de infecção nessas feridas é muito grande porque bactérias podem entrar facilmente no corpo por uma escara mal cuidada e aberta. A região do corpo logo acima do bumbum, laterais do quadril, calcanhares, orelhas, ombros e joelhos são os locais mais frequentes de surgimento de escaras.