• Siga:

O envelhecimento do sistema imunológico

O envelhecimento do sistema imunológico

O envelhecimento do sistema imunológico 1024 684 gustavo
O envelhecimento do sistema imunológico

Durante a nossa vida, nosso corpo passa por diversas mudanças, sendo que algumas delas não são tão óbvias quanto as outras. Uma dessas mudanças que pode passar despercebida, mas tem grandes consequências, está relacionada ao envelhecimento do nosso sistema imunológico.

À medida que envelhecemos, nosso sistema imunológico torna-se menos eficaz de maneira geral. Essas alterações na função imunológica podem contribuir para o fato de os idosos serem mais vulneráveis a contrair determinados cânceres e infecções, por exemplo.

Entre essas mudanças, o nosso sistema imunológico vai perdendo a capacidade de distinguir o que é do próprio corpo e o que não é, assim, distúrbios autoimunes são mais frequentes. Além disso, nossos macrófagos, uma das nossas células de defesa, destroem bactérias, células cancerígenas e outras ameaças mais lentamente.

Quando envelhecemos, nossos sistema imunológico conta com menos glóbulos brancos capazes de responder a novos antígenos, assim, quando idosos se deparam com uma nova ameaça, o organismo tem uma capacidade menor de reconhecimento e de defesa. Por fim, nossos anticorpos se tornam menos capazes de aderir aos antígenos, o que explica, em parte, a razão de doenças como a pneumonia e gripe serem mais frequentes entre idosos – é por esse motivo, aliás, que vacinas podem ser menos eficazes em idosos e, assim, porque é importante que recebam doses de reforço disponíveis para algumas vacinas.