A doença de Parkinson causa diversos sintomas adversos em seus portadores, como rigidez, tremor, alteração de humor, déficit cognitivo, entre outros. Ela é uma doença neurodegenerativa crônica e progressiva resultando no comprometimento de movimentos motores.
Porém, existem diversos nutrientes que podem ser adquiridos através de uma dieta saudável e balanceada que pode ajudar a prevenir ou melhorar os sintomas de quem tem Parkinson. E são deles que a equipe da Geriatria Jardim Isabel gostaria de falar.
Em primeiro lugar, os antioxidantes encontrados em óleos vegetais, cebola, alho, maçã e frutas vermelhas, reduzem os efeitos do chamado processo de estresse oxidativo, comum em pacientes com Parkinson. Esse processo é causado quando os níveis de antioxidantes em nosso corpo são muito baixos para compensar os efeitos nocivos dos radicais livres, os resíduos das reações celulares.
As vitaminas do complexo B ajudam a melhorar a capacidade motora e cognitiva de portadores de Parkinson. Elas podem ser encontradas na levedura da cerveja, abacate, castanhas, vegetais verdes escuros, feijão, cereais integrais e gema do ovo.
Por fim, queremos citar o ômega-3, nutriente que pode ser encontrado em peixes como sardinha, atum e salmão, mas também na chia e linhaça. Ele está relacionado a um efeito de modulação das atividades dos neurônios, aumentando os níveis de dopamina em nosso cérebro, algo importante para quem tem Parkinson.