Ao envelhecermos, o nosso corpo passa por diversas mudanças e nossas necessidades mudam, incluindo, é claro, o que precisamos para manter uma alimentação saudável e balanceada. Uma das nossas necessidades são as proteínas, e aí vem a questão, idosos podem comer carne vermelha?
A resposta curta é: sim! Pessoas na terceira idade são mais vulneráveis à perda de massa muscular que pode causar diversos problemas como maiores chances de fraturas ósseas e fraqueza. E aumentar a ingestão de proteínas, como aquelas presentes na carne vermelha, é uma das formas de prevenir ou diminuir o avanço desse problema.
Além disso, a carne vermelha é rica em ferro que previne a anemia e zinco, um mineral fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico que nos protege de doenças. E também possui muitas vitaminas do complexo B, fundamentais para pessoas idosas, pois a sua deficiência está relacionada a distúrbios hematológicos, neurológicos e cardiovasculares.
Porém, há dois pontos que devem ser levados em conta ao pensarmos em um cardápio que inclua carnes vermelhas para idosos. O primeiro é a frequência: não há necessidade de comer carne vermelha todos os dias, duas vezes por semana e é o ideal, pois há outras fontes ricas em ferro, por exemplo, como vegetais de folhas escuras; e em segundo lugar, em relação à consistência, pois muitos idosos podem ter dificuldade de mastigação, deglutição e digestão, por isso, procure cozinhar bem a carne, prepará-la desfiada ou moída, e adicioná-la a molhos, sopas, polentas ou tortas.