A diverticulite ou doença diverticular é uma doença muito comum em pessoas idosas. Em resumo, ela é uma inflamação caracterizada principalmente por bolsas e quistos pequenos e salientes da parede do intestino que ficam inflamados ou infectados.
A verdade é que os divertículos são muito comuns, especialmente após os 40 anos. Em geral, eles são inofensivos, com exceção de casos como a diverticulite que pode ser classificada em dois tipos, a diverticulite hipotônica e hipertônica – no primeiro caso, os divertículos são grandes e presentes em praticamente todos os segmentos do cólon, já no segundo caso, eles são muito pequenos.
Os sintomas da diverticulite são graves e, em geral, aparecem de forma súbita. Há sensibilidade no abdômen, inchaço e gases, febre e calafrios, náusea e vômito, e falta de fome. Já em relação às causas, não há uma certeza dos motivos que levam ao surgimento dessas bolsas ou quistos, mas uma dieta pobre em fibras é uma causa provável.
A diverticulite tem cura e as medidas tomadas dependem da intensidade e gravidade dos sintomas. É possível que seja necessária internação hospitalar, mas em geral, o problema pode ser solucionado apenas seguindo algumas orientações médicas em relação à dieta e medicamentos.