A síndrome do pôr-do-sol é uma confusão mental que afeta idosos com demência. A síndrome deixa a pessoa agitada e irritada, podendo não reconhecer familiares, andar sem rumo pelos cômodos e esquecer que está em casa.
A síndrome pode ser difícil de lidar para quem está cuidando do idoso com demência, pois a pessoa afetada pode ficar agressiva com outros e até machucar a si própria. Por isso, temos algumas dicas que podem ajudar.
Especialmente ao fim da tarde, reduza o barulho do ambiente, das conversas aos eletrodomésticos. Além disso, planeje atividades ao longo do dia, especialmente nos horários em que costumam surgir os primeiros sintomas de agitação.
Essas atividades, é claro, devem estar dentro de uma rotina que quanto mais estável for, melhor, pois sair da rotina pode ser estressante, causar confusão e raiva no idoso. Se possível, inclua exercícios durante o dia, uma simples caminhada já ajuda.
Cuide do conteúdo da televisão, rádio ou qualquer outro aparelho similar, pois vídeos agressivos e perturbadores podem ser vivenciados pelo idoso como se fossem experiências pessoais e reais. Nesse mesmo sentido, procure minimizar qualquer fonte de estresse, deixando o ambiente o mais calmo e relaxante possível – com música, por exemplo.
Por fim, mantenha as luzes acesas no entardecer para que o idoso não sinta tanto a diferença da chegada da noite. E mantenha atenção redobrada ao sono da pessoa idosa, é preciso manter horários regulares para acordar e dormir, evitando longas sonecas durante o dia para não perder o sono de noite.