A ingestão de líquidos, em especial, de água, é fundamental para a nossa saúde física e mental. Entretanto, com o envelhecimento, a pessoa idosa sente menos sede e por vezes, acaba não ingerindo os líquidos necessários para a manutenção das suas funções corporais.
Dessa forma, queremos lhe dar algumas dicas para a ingestão correta de líquidos por pessoas idosas.
1. Ofereça líquidos regularmente, de preferência, água. Por não sentir sede, dificilmente a pessoa idosa irá lhe pedir por água, sendo assim, você deve oferecer periodicamente.
2. Evite oferecer copos cheios, pois ao ingerir uma quantidade grande de água de uma só vez, a pessoa idosa pode sentir uma sensação de plenitude gástrica, isto é, de barriga cheia. Logo, o ideal é oferecer meio copo por vez e várias vezes ao dia.
3. Controle a quantidade de água que a pessoa idosa está bebendo com uma garrafa de 2 litros ou duas de 1 litro. O objetivo é que a pessoa idosa tome 2 litros de líquidos por dia.
4. Se a pessoa idosa recusar-se a tomar água por achá-la “sem graça”, você pode tentar águas saborizadas com rodelas de limão, folhas de hortelã, lascas de gengibre ou de maçã, por exemplo. É uma opção mais saudável que sucos industrializados.
5. A pessoa idosa nunca deve ingerir líquidos deitadas. Ela sempre deve ser colocada deitada ou recostada em travesseiros para beber água ou qualquer outro líquido.
Essa são algumas dicas para ajudar a pessoa idosa a ingerir líquidos corretamente, mas lembre-se que a orientação e auxílio de profissionais capacitados é fundamental.