Quando envelhecemos, é normal precisarmos menos horas de sono, entretanto, isso é diferente de insônia. A insônia pode deixar idoso acordado durante a noite, ou fazê-lo acordar diversas vezes, ou simplesmente fazer com que o sono não traga um descanso efetivo.
Dessa forma, o idoso terá problemas para se concentrar durante o dia, dificuldades com memória, cansaço excessivo e lapsos que podem causar quedas e acidentes em atividades rotineiras. Por isso, a Geriatria Jardim Isabel quer dar algumas dicas para estimular o sono de qualidade, especialmente para pessoas idosas.
Para começar, destacamos que passar horas na cama não significa um sono de qualidade, isto é, mais importante do que a quantidade, é preciso estar atento se o sono traz disposição para o idoso ao acordar. Dito isso, vamos às dicas:
- A prática de exercícios ao longo dia, especialmente sob a luz do sol, ajuda a estimular o nosso corpo e o relógio biológico a se preparar para induzir o sono à noite.
- As sonecas durante o dia podem contribuir, mas não devem ser profundas e extensas durante o dia.
- Durante a noite, procure fazer refeições mais leves.
- Bebidas com cafeína, como café, chimarrão, e determinados chás ou refrigerantes devem ser evitados ao anoitecer.
- Crie uma rotina para deitar e se levantar.
- O ambiente onde a pessoa idosa dorme deve ser silencioso, confortável e com baixa iluminação, pois esses fatores estimulam o sono de qualidade