As altas temperaturas do verão podem ser perigosas para pessoas idosas, por isso é importante ter um cuidado extra com quem é mais velho nessa época do ano. É claro o cuidado deve ser constante por todo o ano, mas o tempo quente diminui o apetite, o que pode ter consequências graves para idosos que são mais vulneráveis.
Em primeiro lugar, podemos tomar medidas que favoreçam a hidratação e reduzam a temperatura corporal dos idosos. Busque aproveitar alimentos sazonais para criar pratos leves e apetitosos com frutas, verduras e legumes que são excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem mais refrescantes.
Em segundo lugar, dê atenção extra à ingestão de líquidos. Devemos beber pelo menos 2 litros de água por dia, distribuindo a ingestão diversas vezes ao dia para manter o corpo bem hidratado. Aproveite as frutas do verão como melancia para servir sucos – também recomendamos infusões de erva-doce, camomila e erva-cidreira.
No verão, também é importante incluir cereais integrais como arroz e aveia e evitar café e álcool, pois levam à desidratação. Também sugerimos que você sirva carnes mais magras, preferencialmente carnes brancas, pois elas são digeridas com mais facilidade e evitam desconforto.