• Siga:

Cuidados para pessoas com osteoporose

Cuidados para pessoas com osteoporose

Cuidados para pessoas com osteoporose 1024 683 gustavo

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas graves e inesperadas. Por isso, assim que for diagnosticada, alguns cuidados devem ser tomados para evitar que a pessoa acometida por osteoporose venha se machucar.

O tratamento da osteoporose inclui mudanças no estilo de vida, a prática de atividade física, o uso de suplementos de cálcio e vitamina D, medicamentos, banhos de sol, entre outras orientações que deverão ser dadas via acompanhamento médico.

Além disso, para evitar quedas e prevenir fraturas, algumas mudanças devem ser realizadas no ambiente. Manter a casa organizada sem objetos espalhados pelo chão, sem fios soltos ou expostos, e remover tapetes são atitudes facilmente aplicáveis para prevenir acidentes.

Para criar um ambiente ainda mais seguro para uma pessoa com osteoporose, também é recomendável não encerar o chão da casa, instalar barras de apoio no banheiro e piso antiderrapante. Na hora do banho, também é preferível sentar-se, especialmente para lavar os pés.

Por fim, a pessoa com osteoporose também pode usar calçados antiderrapantes e baixos e colocar objetos em lugares baixos para evitar subir em bancos, cadeiras ou escadas. Uma última dica, mas muito importante, é que a pessoa deve esperar um momento para levantar se estava deitada, especialmente à noite, pois uma leve tontura pode transformar-se em um grave acidente.