• Siga:

Consequências da perda de audição na velhice

Consequências da perda de audição na velhice

Consequências da perda de audição na velhice 1024 684 gustavo

Com o envelhecimento, o nosso corpo passa por diversas mudanças. Uma delas é a perda da audição que acontece com todos, pois com o passar da idade, deixamos de escutar algumas frequências sonoras, em especial, aquelas mais agudas.

Entretanto, é preciso entender que a perda de audição pode ser mais severa se não for acompanhada por médico especialista e se outros fatores estiverem envolvidos, como diabetes, pressão alta e tabagismo. Por isso, ao notar que está com mais dificuldade de comunicação, a pessoa idosa deve procurar um médico.

Dito isto, uma das consequências da perda de audição é justamente a comunicação ruim. Os diálogos precisam ser repetidos muitas vezes, há dificuldade para conversar via telefone e muitas vezes, a pessoa idosa termina o diálogo sem entender completamente a mensagem.

Isso pode levar a outras consequências como a baixa autoestima e irritabilidade. A pessoa idosa pode ficar chateada e estressada pelas dificuldades de comunicação e acabar se isolando para evitar situações sociais, o que pode levar à depressão, por exemplo – mais uma vez, ressaltamos a importância de procurar um especialista para evitar isto.

Essa dificuldade de comunicação ainda pode levar a um enfraquecimento de saúde física e mental, pois com a perda auditiva que não for tratada, como falamos anteriormente, a pessoa idosa pode procurar se isolar, ficando mais ocioso e deprimido, além de poder existir uma queda na capacidade cognitiva.

Em resumo, a perda da audição é um processo natural do envelhecimento, mas a comunicação pode ser mantida se você procurar um médico especialista que poderá lhe recomendar tratamento, o uso de aparelhos auditivos ou novas práticas de conversação.