A artrose é uma doença que afeta muitos idosos, especialmente mulheres. Hoje em dia, é mais conhecida como osteoartrite e é caracterizada pela degeneração das cartilagens e de alterações das estruturas ósseas vizinhas, especialmente nas articulações das mãos, joelhos, ligação da coxa com quadril, e coluna.
A idade é o maior fator de risco para o surgimento da doença, especialmente em mulheres após a menopausa devido à perda do efeito protetor do estrogênio. Entretanto, existem outros fatores de risco também, conforme veremos na lista abaixo:
- Histórico familiar: a chance de você desenvolver a artrose aumenta caso um familiar já tenha este problema.
- Lesões: quem sofreu algum tipo de trauma ou lesão que afeta as cartilagens ou as articulações corre maior risco de ter artrose.
- Excesso de peso: por sobrecarregarem mais articulações, em especial os joelhos e as costas, pessoas obesas têm chance maior de desenvolver a artrose.
- Movimentos repetitivos: pessoas que passam muitas horas realizando movimentos frequentes e repetitivos nas articulações têm um desgaste prematuro na cartilagem, por isso, têm mais chance de desenvolver este problema.
- Doenças congênitas e outras doenças: pessoas que têm algum tipo de malformação que afeta as articulações podem desenvolver artrose e algumas condições de saúde como artrite reumatoide também aumentam os riscos.
A artrose não tem cura, sendo uma doença crônica que se agrava com o passar do tempo, assim, é preciso acompanhamento médico desde o aparecimento dos primeiros sintomas a fim de controlar os sintomas.