Os nossos rins são fundamentais para a nossa sobrevivência, pois eles são responsáveis por secretar substâncias importantes para o nosso organismo e filtrar o sangue de outras substâncias nocivas, como ureia e amônia. Dessa forma, é impossível viver sem o seu bom funcionamento.
Os nossos rins, é claro, envelhecem junto com todo o nosso organismo, portanto, a função renal é diminuída com o avanço da idade. Entretanto, é possível diminuir bastante os riscos de desenvolver doenças renais se mantivermos alguns bons hábitos.
Além de visitar o seu médico periodicamente e realizar exames, especialmente a partir dos 65 anos de idade, é fundamental controlar o diabetes e manter um peso saudável. Evitar o excesso de sal e açúcar na alimentação, que deve ser equilibrada e acompanhada por nutricionista se possível, também ajuda bastante.
Beber água é fundamental e pessoas idosas devem prestar ainda mais atenção a esse hábito, pois passamos a sentir menos sede com o avanço da idade, o que pode levar à desidratação. Por fim, busque praticar exercícios físicos e evitar o tabagismo, outro fator de risco para doenças renais e muitas outras.