Com a chegada iminente do inverno, as doenças respiratórias tornam-se mais comuns, especialmente em pessoas idosas. Assim, alguns cuidados podem ser tomados para se prevenir da gripe – esses cuidados, aliás, também ganham ainda mais importância em tempos de coronavírus.
1. Mantenha os ambientes limpos e saudáveis
Sempre que possível, mantenha os ambientes ventilados com janelas e portas abertas para auxiliar na dissipação dos vírus. Também limpe mesas, maçanetas, corrimões e outras superfícies em que colocamos as mãos com frequência utilizando álcool ou outra substância desinfetante.
2. Atenção aos hábitos e higiene pessoal
Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz, assim, você evita a propagação dos vírus. O ideal é ter um lenço descartável e lavar as mãos em seguida.
E não podemos deixar de ressaltar a importância de lavar as mãos constantemente. Tornar a lavagem de mãos um hábito frequente é fundamental para prevenir e controlar doenças respiratórias.
3. Cuide da alimentação e hidratação
O acompanhamento de uma nutricionista é fundamental para mantermos a saúde, especialmente para pessoas idosas. A ingestão de frutas, verduras, e legumes frescos é essencial para fortalecer as nossas defesas, pois esses alimentos possuem vitaminas que ajudam muito nosso sistema imunológico.
Além disso, é muito importante tomar água ao longo do dia, pois as nossas mucosas, isto é, as peles finas que cobrem nossos olhos, nariz e boca racham quando não estamos hidratados e viram porta de entrada para microorganismos. Dessa forma, se estamos bem hidratados, nossas barreiras protetoras ficam mais resistentes.
4. Mantenha as suas vacinas em dia
É fundamental manter as suas vacinas em dia, especialmente neste momento em que vivemos uma pandemia de coronavírus COVID-19. Além de lhe proteger contra a gripe comum, influenza e outras doenças respiratórias, diminuímos o risco de contrairmos mais de um vírus e doença ao mesmo tempo.