Feridas causadas por doenças, alergias, quedas e até mesmo roupas são relativamente comuns em pessoas idosas, pois a sua pele é sensível e propensa a lesões. Por isso, a Geriatria Jardim Isabel quer dar algumas dicas para prevenir esse problema.
Para começar, é fundamental hidratar bem a pele, pois ela é mais seca em idosos. Especialmente nos braços e pernas, utilize cremes e loções, preferencialmente sem cheiros.
Ainda falando sobre hidratação, incentive o idoso a beber água mesmo que não esteja com sede, o que é comum quando envelhecemos. Dessa maneira, você previne a desidratação que pode levar a diversos problemas, incluindo feridas na pele.
A temperatura da água no banho também é crítica para evitar lesões – muitos banhos ao dia e com água muito quente resseca a pele, facilitando o surgimento de feridas. Se possível, não use buchas e esponjas que reduzem a proteção da pele.
O protetor solar deve ser utilizado diariamente em qualquer idade, mas é ainda mais importante na Terceira Idade. O ideal é você procurar produtos com FPS superior a 30.
Por fim, no caso de idosos acamados ou que possuem alguma dificuldade de mobilidade, ficando muito tempo sentados, você deve mudar a sua posição ao menos a cada 2 horas a fim de evitar as úlceras de pressão, vulgo escaras. Essas feridas são muito difíceis de tratar, por isso, mudar a posição permite melhorar a circulação em todas áreas do corpo.