Os distúrbios de sono como a insônia não são raros em pessoas idosas e podem trazer consequências severas à qualidade de vida, pois podem gerar irritabilidade, fadiga e sonolência diurna, por exemplo. Assim, se a pessoa idosa não está conseguindo dormir ou mesmo dormindo por horas acordam cansadas, é preciso procurar médico especialista para um diagnóstico das causas e definição de um tratamento adequado.
Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para melhorar a qualidade de vida e do sono da pessoa idosa, pois já se comprovaram eficazes. Portanto, acompanhe as nossas dicas para evitar distúrbios do sono na terceira idade.
Procure ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes, evitando produtos industrializados, o consumo excessivo de álcool ou o tabagismo. Também busque praticar exercícios periódicos, de preferência, com acompanhamento especializado.
Verifique a permanência e dosagem de medicamentos em uso com o seu médico, pois eles podem causar alterações no sono. Da mesma forma, evite a automedicação.
Crie uma rotina para dormir e acordar e respeite as quantidades necessários para o descanso. Por isso, evite o uso de televisão no quarto e mantenha-o escuro e silencioso na hora de dormir.
Procure usar um colchão e travesseiros confortáveis e evite o consumo de alimentos pesados e substâncias estimulantes como a cafeína nas horas próximas de dormir. Por fim, procure realizar atividades para ocupar o dia, evitando a depressão e a ansiedade que são grandes vilãs e causadoras de insônia.
Assim, em resumo, procure manter um estilo de vida saudável, realizar consultas médicas preventivas e seguir a orientação quanto a tratamentos médicos. Essas medidas não apenas reduzem as chances de surgirem distúrbios do sono em pessoas idosas, elas trazem uma qualidade de vida muito maior para a terceira idade.