A dificuldade de engolir água e alimentos tem um termo médico, sendo chamada de disfagia. Este problema atinge principalmente os idosos e pode ser causado por diversos fatores, como distúrbios neurológicos, mecânicos, psicológicos e mesmo pelo envelhecimento natural da pessoa.
A disfagia traz diversos riscos de saúde podendo fazer com que as pessoas aspirem secreções ou materiais da boca que pode levar à pneumonia e ao surgimento de doenças pulmonares crônicas. Além disso, se a pessoa sofre por disfagia por muito tempo e não tiver acompanhamento médico e de nutricionista, pode ficar desnutrida e desidratada.
Por ser um sintoma, e não uma doença, o tratamento da disfagia depende de avaliação médica para a definição específica da causa. Enquanto isso, alguns cuidados podem ser tomados para facilitar a alimentação da pessoa idosa que está com dificuldade para mastigar e engolir:
– Alimentos macios e suaves como vitaminas, iogurte, pudim e sorvete são recomendados, pois são engolidos com mais facilidade e aliviam a dor provocada pela disfagia (se existir, pois nem sempre a dificuldade de engolir é acompanhada de dor.
- Os alimentos sólidos devem ser adaptados: você pode cortá-los em pedaços bem pequenos que devem ser mastigados lentamente ou triturá-los junto a um líquido para o consumo (como água, caldo de feijão, molhos ou leite). Frutas e legumes podem ser preparados como purê para o consumo.
- Ao comer e beber, a pessoa deve estar sentada ereta. Se necessário, um canudo pode ser utilizado para o consumo de líquidos ou alimentos moles.
- A dificuldade para mastigar e engolir pode diminuir o apetite da pessoa, assim, é muito importante que exista o acompanhamento e planejamento de médico e nutricionista a fim de garantir os nutrientes necessários para o bom funcionamento organismo.