• Siga:

Atividades para pessoas com Alzheimer

Atividades para pessoas com Alzheimer

Atividades para pessoas com Alzheimer 1024 684 gustavo
ATIVIDADES PARA PESSOAS COM ALZHEIMER

A doença de Alzheimer não tem cura, mas há maneiras de retardar a sua evolução e trazer mais qualidade de vida ao portador. Assim, pensamos em algumas atividades que podem ser incluídas no dia a dia da pessoa com Alzheimer e queremos compartilhar com vocês. 

1. Manter hábito de leitura de livros, histórias, jornais ou revistas

A leitura estimula a linguagem e a memória, especialmente se ela traz lembranças de alguma situação que o paciente já viveu, pois ela passa pelo reconhecimento de letras, sílabas e palavras, além do processamento de frases e parágrafos até a compreensão do texto como um todo. Além disso, a leitura, em especial de jornais e revistas, ajuda a situar a pessoa no tempo e espaço, deixando-a mais orientada.

2. Ouvir músicas e cantar também ajuda

Em momentos de agitação, terapias que utilizam a música são uma grande aliada para estimular a mudança de humor, pois ela pode ser relaxante. A memória musical também é estimulada e pode desencadear lembranças e histórias significativas – neste momento, é importante questionar a pessoa sobre detalhes dessas lembranças para estimular a sua memória.

E cantar também auxilia servindo como uma ferramenta para trazer os pacientes à realidade, aliviar eventuais sensações de tristeza, proporcionar momentos de tranquilidade, e reforçar os laços familiares.

3. Ver fotografias e vídeos antigos

Se você tiver acesso, estimule a memória do paciente com fotos e vídeos, pois memórias podem surgir ao reconhecer pessoas, lugares e situações – assim como nos momentos musicais, é importante discutir essas lembranças para maximizar a memória. 

4. Fazer atividades físicas

Enquanto for possível, é importante manter uma rotina de atividades físicas. Caminhadas pelo bairro fazem bem à saúde física e mental e estimulam a memória sobre lugares e pessoas. Ao acompanhar a pessoa, cite situações, faça comentários, e demonstre interesse nas falas do paciente. 

5. Manter exercícios cognitivos

Atividades cognitivas devem fazer parte da rotina da pessoa com a doença de Alzheimer. Assim, se possível, inclua atividades comuns antes da manifestação da doença como recolher a roupa, varrer a casa ou estender a cama.