• Siga:

As habilidades emocionais para cuidar de idosos

As habilidades emocionais para cuidar de idosos

As habilidades emocionais para cuidar de idosos 1200 800 gabriel

Além da capacitação técnica e profissional para cuidar de uma pessoa idosa, outros aspectos devem ser levados em conta ao buscar profissionais da área. E é justamente desses aspectos que a equipe da Geriatria Jardim Isabel quer falar.

Conforme citamos anteriormente, é preciso estar apto técnica e profissionalmente para cuidar de idosos, afinal, é preciso manejar medicamentos, interpretar recomendações médicas, e lidar com situações inesperadas a todo momento. Além disso, existem aspectos emocionais que também são muito importantes.

Em primeiro lugar, é preciso ser tolerante e paciente, pois pessoas idosas podem ser teimosas, indelicadas, desastradas, esquecidas e frustradas. Para que as pessoas que estão cuidando não fiquem irritadas e impacientes também, é preciso que elas tenham uma conduta paciente capaz de solucionar qualquer problema e conduzir os eventos a fim de defusar qualquer situação antes de um agravamento.

Também é preciso manter o otimismo a fim de criar uma ambiente acolhedor e tranquilo para os idosos. Manter o bom humor e agir com cautela, não levando frustrações para o lado pessoal são atitudes que auxiliam a elevar a qualidade de vida do idoso, pois evitam a sua isolação, tristeza e depressão.

Por fim, é preciso ter capacidade de observação, pois é comum que idosos escondam necessidades ou limitações, muitas vezes por não quererem admitir que precisam de ajuda. Dessa forma, os profissionais cuidando dos idosos devem estar atentos ao comportamento dos idosos para identificar suas necessidades e prover tudo o que for necessário para manter o seu bem-estar.